PROJETO: LENDO MULHERES QUE PROVAVELMENTE VÃO ME DEIXAR OBCECADA (PARTE II).

 


Dando continuidade a saga, venho com atualizações do que já li da listinha (que na verdade eu já tinha lido quando escrevi a parte I, pois durante um mês isso tudo só existiu na minha cabeça). Adianto que a empreitada tem se mostrado um grande sucesso, e que agora Susan Sontag e Patti Smith tem autorização formal para serem donas de mim. Seguindo a ordem de leitura, vou comentar separadamente sobre as leituras e como essas mulheres dançaram tango no meu estômago. 


SUSAN SONTAG: ENTREVISTA COMPLETA PARA A REVISTA ROLLING STONE 


Susan não escreveu esse livro, que como o título já anuncia é uma transcrição de sua entrevista para a revista Rolling Stone, concedida em duas partes no ano de 1978 a Jonathan Cott. 


Ler esta entrevista foi quase como ouvir uma conversa muito interessante e inspiradora. O carinho de Sontag pelos livros e a importância que ela remete a literatura já me ganharam na introdução, mas o desenrolar da entrevista, enfatizando os momentos em que ela defende a complexidade das coisas (o que grita atualidade em maio de 2022), me tocou o coração. Os comentários sobre o significado das metáforas, sobre a importância da contradição e de se existir no mundo prestando atenção e interagindo com o externo tanto quanto se interage com o “interno”, foram certeiras para mim. Sai desse livro empolgada para ver o mundo, ouvir as pessoas e tocar nas coisas, também sai orgulhosa de tudo que não “combina” dentro de mim, e feliz pela possibilidade de explorar com mais afinco todas as minhas controvérsias. O começo perfeito para o projeto. 


JUST KIDS


Primeiro: Patti Smith eu te amo e agora estou vivendo numa fanfic onde somos grandes amigas. 

Segundo: UAU. 

Terceiro: O surto é ao redor do livro de memórias de Patti Smith, dona e proprietária do movimento punk, poetisa, cantora, fotógrafa, escritora, compositora e musicista. Sério, ela faz tudo isso e arrasa em cada coisa, nem é gente, é anjo. Mas na verdade ela é bem gente e compartilha neste relato uma história de amor real, dela e do fotógrafo Robert Mapplethorpe, e dos dois com a arte. Patti tem uma prosa especial, poética e carregada de emoção, que  me transportou diretamente para a Nova York dos anos 60 e 70. 

Tive a felicidade de acompanhar a leitura com o audiobook narrado por ela, o que só ajudou a fomentar a minha fic de que nos tornamos amigas. Patti narra com emoção, e ouvir sua voz embargada nos momentos finais me fez chorar até soluçar. Assim que terminei a leitura corri para ouvir o Horses, seu álbum de estreia e agora ele não sai do repeat. É 100% sexo, drogas e rock'n'roll, mas também é 100% sobre crescer, sobre se descobrir, sobre ter coragem e sobre acreditar na arte e papel no  transformador que ela possui. 

E o mais bacana é saber que Patti ainda caminha neste mundo, ainda faz shows, publica fotos e escreve. Com os cabelos brancos, dois filhos adultos e 75 anos, ela soa mais incrível porque vive intensamente e verdadeiramente. Que prazer conhecê-la, e descobrir quão inteligente, sensível e esplêndida Patti segue sendo. Sai deste livro preenchida e inspirada a consumir arte até ter 5% das referências que ela mostrou nestas páginas, também sai com uma empolgação formigando para viver o que tenho pela frente. Se eu queria obsessão, ganhei.

Comentários

  1. "se eu queria obsessão, ganhei" HAHAHAHAHAHA isso é tão eu. será coisa de infj? preciso muito lerrrrrrr susan sontag! me indicaram muito depois que comecei a falar sobre a patti por aí, acho que vai ser uma leitura incrível tb. e sobre a dona p. smith nem tem o que comentar. a mulher envolve a gente demais nas suas histórias, um jeito lindo de contar sobre sua vida. e é mesmo maravilhoso que ela esteja AQUI entre nós nesse momento. foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INFJ's unidas jamais serão vencidas!!! Confesso que sou uma mulher triste, quando não sou uma mulher obcecada. É tipo uma motivação importante por aqui kkkk Acho que você vai amar a Susan, ótimo terreno para obceções também, pq a mulher entrega inteligência, desenvoltura e língua afiada. Sobre a Patti, sigo feliz e extasiada por viver no mesmo planeta que ela.

      Excluir
  2. Não conhecia as autoras, mas amei as considerações sinceras sobre a experiências que obteve com as leituras. Lendo seus dois textos sobre as mulheres que quer ler, me deu vontade de colocar um pouco das mulheres que escolhi e quero ler também, apesar de possuir uma lista de leitura que não acaba nunca, porque né... huauahuahuahuahuahuahua

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te juro que esse foi um pequeno recorte pq minha lista de leituras também é ridicularmente grande kkkkk mas sério, as listinhas me ajudam demais a manter um norte do que eu quero ficar de olho. Por aqui tem listas de tudo sendo feitas sem parar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas