PROJETO: LENDO MULHERES QUE PROVAVELMENTE VÃO ME DEIXAR OBCECADA (PARTE I).

Nas últimas semanas acabei caindo em um looping de reflexão bem deprê relacionado a minha vida social “online”,  motivado especialmente  pela loucura em que se transformou o instagram. Já que hoje precisamos travar uma batalha cansativa para consumir o conteúdo que escolhemos seguir e interagir. Meu feed segue repleto de perfis recomendados, propagandas aleatórias e constantemente vejo desabafos de criadores de conteúdo que admiro, sofrendo na mão do famigerado algoritmo. Fiquei chateada com o app e com a forma como venho consumindo internet, sei que uns 10 anos atrás eu lia mais, descobria mais e de certa forma usava as redes sociais para exercer minha autonomia criativa de uma forma bacana. Bateu uma vontade tão grande de resgatar esse sentimento, que no auge da nostalgia voltei para o Tumblr e estou escrevendo esse post.

Post que na verdade é para falar de outra coisa, mas que também nasceu da mesma crise existencial e da busca pelo exercício da autonomia criativa, só que desta vez relacionada especificamente a forma como escolho minhas leituras. O fato é que as redes sociais inspiram na gente essa vontade de consumir mais e mais o tempo inteiro, deixando um belo terreno para o FOMA trabalhar e te fazer acreditar fielmente que se você não participar de todos os projetos incríveis, sua vida vai acabar. Só que para nossa sorte, é tudo piração.

Daí decidi dar um tempo das leituras conjuntas (com dor no coração, confesso), e embarcar num projetinho só meu, para ler mulheres que sempre quis conhecer e que tenho fortes indícios que podem se transformar nas minhas próximas obsessões. Selecionei alguns nomes, levando em conta a busca por inspiração e o lugar que elas ocupam na literatura e no mundo, segundo o ranking Jadeb de coisas que tenho interesse. Pretendo fazer desse projeto uma série de posts por aqui, comentando as obras e as escritoras de uma perspectiva super pessoal, focando em expressar como fui afetada por estes livros, aqui em Recife, no ano de 2022.

Deixo aqui a listinha inicial (sujeita a alterações completamente arbitrárias decorrentes do meu humor)




Comentários

  1. já tinha lido no tamblir, mas reli e tô feliz que agora dá pra comentar: amei seu projeto! e amei ainda mais ter esse livro da patti nele <3 e sim, as redes sociais correm mais rápido do que a gente consegue acompanhar, é impossível dar conta de tudo e ver tudo que todo mundo tá fazendo. e no meio disso a gente se perde legal sem levar em conta direito as coisas que realmente fazem sentido pra gente. enfim, bom te ver por aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só descobri agora os comentários (cuidado com a burra), fiquei muito inspirada com a volta do seu blog, K! tem me feito super bem desencanar de "acompanhar" e só seguir meu ritmo.

      Excluir
  2. Gente, saudades deu agora do Tumblr! Já publiquei muito por lá como escritora independente. Foi meu segundo blog, após o blog oficial huahuahuahuahuahua. Ah! Eu estou com uma lista de leitura com clássicos da literatura que quero ler, dentre eles Eça de Queiroz, Clarice Lispector e Jane Austen.
    Concordo sobre sua reflexão das redes sociais, eu dei um tempo fora das redes por conta disso, estava ficando viciada em consumir conteúdo, e pulicar. Desse jeito minha criatividade e motivação de continuar com meu blog foi para o espaço, quando dei um tempo me senti melhor. Porque esqueci das redes sociais, e deixaram de ser a parte importante do dia, eu deixei de ter aquele vício de querer publicar a todo instante. E infelizmente o instagram tem se tornado desagradável, porque virou uma rede social em que o algoritmo escolhe o que a gente vai ler... Parei de passar tanto tempo perdido por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nostalgia Tumblr é REAL hahaha. Nossa, Jane e Clarice são grandes favoritas por aqui, elas refletem aspectos bem diferentes das coisas que mais amo na literatura. Nunca li Eça, mas tenho muita vontade de pegar "O Primo Basílio". Ainda tenho dificuldade em deixar o insta de "lado", mas quero muito continuar me esforçando para voltar minha atenção a coisas que me relaxem e me estimulem positivamente, fiquei animada com seu relato, bateu um gás extra pra continuar buscando uma forma mais legal de existir na internet. Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas